A arte projetada em lixo de Tim Noble e Sue Webster

Formados no curso de Belas Artes na Nottingham Trent University, na década de 80, Tim Noble e Sue Webster desafiam os mais conservadores no campo das artes visuais quando propõem um trabalho fundamentado originalmente em lixo, literalmente.

Através de uma técnica básica de reunião e aglutinação de lixos encontrados pelas ruas das grandes cidades, seguida de uma luz direcionada sobre a pilha de lixo, obtem-se, como resultado, uma sombra projetada sobre uma parede, sombra essa que remete-nos as mais variadas representações de seres humanos e de animais.

De uma forma tão bem humorada quanto inovadora, Noble e Webster querem nos fazer pensar sobre o problema do lixo urbano nos grandes centros metropolitanos e as consequência do contínuo acúmulo dos mesmos, de forma a trazerem, através das sua sombras projetadas, representações de ratos e de seres humanos em atitudes de deboche e descaso com a situação.

Perguntado sobre como defini-se sua arte, Tim Noble descreveu-a como seu “pior pesadelo”, fazendo direta alusão a questão de até que ponto o homem precisa chegar (trazer lixo das ruas e empilhá-los sobre em galeria de arte) para lembrar o próximo sobre o que estamos fardados a colher como frutos da nossa irresponsabilidade socioambiental de hoje.

Mais sobre o casal: wikipedia.com/tnobleswebster

Mais sobre o casal: wikipedia.com/tnobleswebster

5 Respostas to “A arte projetada em lixo de Tim Noble e Sue Webster”

  1. Dá pra achar algumas outras fotos dando uma busca por Tim Noble Sue Webster no google images.

    Mais um que eu encontro e o Bronx chegou na frente. Tá certo, as chances deles ainda não estarem aqui era pequena mesmo! Mas não tem galho não, há zilhões de artistas interessantes esperando que os encontremos, certo? Então vamos lá procurar.

    • hahahaha outro Dri?!?!?!

      interessantíssima a arte da dupla, não acha?!
      arte super contemporânea atrelada a um monte de críticas e percepções sobre nossa responsabilidade socioambiental, quando a postei, achei super antenada com tendências super em alta na mídia, e outros meios de comunicação…..

  2. eita, acasalamento de ratos ajhahhhaha ( essa sombra ficou incrivel)
    legal

  3. Adorei esse post, vc ñ encontrou mais fotus sobre essa arte? pois essa e a mais diferente e SURPREENDENTE d todas, pois um lixo se transformar em uma figura humana é realmente magnifico… Pageui pau pra esse … rs

    • Que bom que você tenha gostado, encontrei-a em um blog americano sobre artes e achei que era a cara do Espaço Imoral.
      Confesso pra você que eu estava a pesquisar e não encontrei muita coisas mais, embora que falta de lixo que não deve ser o motivo de não existirem mais exemplares desse tipo de arte “projetada”

      Bjus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s