Contemporaneidade e Diversidade na arte de Rivane Neuenschwander

Diferenciada em estilo, representativa em expressão e de cores meticulosamente, ora translúcidas, ora opacas, as obras da brasileira Rivane Neuenschwander, mineira, têm muito o que nos mostrar. A brasileira esta com exposição marcada para esta semana no New Museum, dedicado à arte contemporânea, em Nova York, é matéria no NY Times, tida pelos críticos como uma artista que veio para ficar.

Rivane Neuenschwander já expôs em importantes museus e galerias nacionais e internacionais. Destacam-se suas individuais no Palays de Tokyo, em Paris (2003), Museu de Arte da Pampulha (2002) e Portikus em Frankfurt (2001). Já participou por duas vezes da Bienal internacional de Veneza (2003 e 2004), da Bienal de São Paulo (1998) e da Bienal de santa Fé (Estados Unidos, 1999).

Suas obras (instalações) misturam-se numa gostosa harmonia entre o possível, imaginário, relativo e pretensioso, pela direita fusão de cores aguça os sentidos visuais. Mais dispostos são cabíveis de perceber em suas obras intenções indiretas disfarçadas de mensagens subliminares e tons folclóricos, tudo em sintonia com o tão inusitado quanto natural sentido de se contemplar suas artes. Mais que palavras, a arte de Rivane Neuenschwander destaca-se no contexto em que o contemporâneo encontra-se com a diversidade.

Portfólio: art.net/rivane-neuenschwander

Portfólio: art.net/rivane-neuenschwander

Livros com Frete Grátis nas compras acima de R$ 39! - Submarino.com.br

3 Respostas to “Contemporaneidade e Diversidade na arte de Rivane Neuenschwander”

  1. Muito legal as obras desta brasileira. Bem diferente e contemporâneo.
    Inicialmente li sobre ela no NYtimes por ser um tema interessante, mas neste seu post deu p/ ter uma noção de suas obras e o pq dela estar se destacando.
    Como sempre excelente post!
    Grande abraço!
    Raymi

    • fala Raymoleta camarada-san

      também li a reportagem do NY Post e achei o texto algo de essência muito pouco artística, e essência jornalística da matéria eu achei que ofuscou a interpretação pessoal que podemos fazer da obra, focando-se especificamente e unicamente em aspectos óbvios, o que confesso não ter me agradado, massssss………
      obrigadow pelos elogios, bem como pela indicação
      Bronx

  2. […] Contemporaneidade e Diversidade na arte de Rivane Neuenschwander no Espaço Imoral (blog de arte), post do Bronx em 23/6/10# O povo pergunta, a gente responde (17) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s