Escavando o Próprio Caminho I – Alexandre Bar
Eles têm muita coisa em comum. São brasileiros. São talentosos. São ecléticos. E estão escavando na unha seu caminho para terem sua arte reconhecida e poderem viver do talento que possuem. Em seus currículos não há exposição em museus famosos. Através do trabalho duro, eles acumulam trabalhos em algumas revistas ou livros, e alguns trabalhos conseguidos no mercado exterior. Nada ainda que os coloque em destaque como desejam e merecem. Mas eles estão lá, batalhando todo dia na prancheta e no photoshop, perseguindo um caminho que aos olhos dos apreciadores de arte, parece fácil, mas é suado como todos os caminhos… Essa série de posts são pagamentos de uma dívida. Ilustradores que conheço e que me impressionam diariamente com seu talento, mas que ainda não possuem reconhecimento condizente com o trabalho que executam. Embora sejam muitos os que se encaixam nesses critérios, irei selecionar apenas alguns, não baseado no talento mas na suas capacidades de se renovarem e se adaptarem para viver de arte, sem perder suas características próprias.
Ilustrar é uma tarefa difícil. É pegar uma idéia alheia e transformá-la em imagem, de forma a respeitar o conteúdo original, mas também superá-lo, colocando um pouco de si no produto final. Diferente do trabalho artístico independente, a partir de idéias pessoais, ilustrar é a arte cooperativa e é uma experiência social. É preciso ser duplamente talentoso, para ser capaz de compreender a arte textual de alguém e transformá-la em iconográfica.
O paulista Alexandre Valença Alves Barbosa, ou Alexandre Bar, é formado em publicidade e propaganda e como “day job” é professor universitário. Mas de fato é Ilustrador, cartunista, chargista e quadrinista. Quem trabalha com ele lhe dá o singelo apelido de Fast & Furious (Rápido e Furioso), já que é impressionante a rapidez com quem finaliza seus trabalhos, sempre no prazo e dentro das especificações, características que valem ouro no mercado da arte comercial. Mas o resultado também é sempre surpreendente, dando vida às palavras e idéias que ilustra com uma invejável clareza e com um traço que é indiscutivelmente, o traço do Bar…
Porftólio: alexandrebarbosa.com e artesdobar.blogspot.com
Porftólio: alexandrebarbosa.com e artesdobar.blogspot.com
This entry was posted on 13/02/2011 at 12:01 AM and is filed under PINTURAS with tags adaptar, Alexandre Bar, Alexandre Valença Alves Barbosa, arte, arte comercial, arte cooperativa, arte iconográfica, arte textual, brasileiro, características próprias, cartunista, chargista, clareza, compreender, conteúdo, eclético, experiência social, finalização, idéia, ilustrador, imagem, impressionam renovar, invejável, livros, mercado exterior, original, paulista, photoshop, prancheta, prazos, professor universitário, propaganda, publicidade, quadrinista, rápido, reconhecida, resultado, revistas, superar, surpreendente, talento currículo, talentoso, traço, trabalho duro, viver de arte. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
14/02/2011 às 12:14 AM
Nossa! Fiquei muito feliz!!! Valeu mesmo!!!
14/02/2011 às 1:12 PM
Não por isso! 😛