Ricardo Newton e o Realismo Antropológico

O professor de Desenho e Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, Ricardo Newton, é nascido e criado no Rio de Janeiro, e pinta o cotidiano, a urbanidade, o Rio de Janeiro. Com uma estética realista mas que não se fecha em si mesma, sua obra parece estar cheia de reticências, como quem conta a primeira frase da história e espera o interlocutor a completar. Trabalhando normalmente com óleo sobre tela, Ricardo Newton já realizou várias exposições individuais e participou de inúmeras coletivas.

Em sua obra, homem e meio ambiente – e um meio ambiente que é urbano e contemporâneo – dialogam, trocam idéias e se completam formando cenas a primeira vista banais e corriqueiras, mas cheias de significados em si mesmas, que extrapolam a tela. Ricardo nos obriga a olhar o óbvio e repensá-lo, completando as lacunas da compreensão. Trata-se de um realismo antropológico, que para além de retratar o cotidiano, o estuda, esmiuça, procura por novos ângulos de observação da realidade.

Muitas de suas obras, ao invés de cenas, são recortes, lembrando uma pop-arte sem cores chapadas. Ao contrário: suas cores são tropicais, iluminadas, abertas, realistas. Sua obra nos convida a imaginar, quem é esse que beija sob a chuva, que dá as mãos na mesa do bar, que caminha solitário sob a noite carioca. E ao imaginar suas histórias, elas se confundem com as nossas, e nos vemos retratados em nossas idiossincrasias cotidianas…

Portfólio: ricardonewton.com

Portfólio: ricardonewton.com

Livros com Frete Grátis nas compras acima de R$ 39! - Submarino.com.br

10 Respostas para “Ricardo Newton e o Realismo Antropológico”

  1. Este espaço já se tornou mais uma porta para eu descobrir novos artistas. Valeu!

    • fala Nirvets….,

      fico extremamente contente em ler este seu comment, confesso que um dos objetivos deste espaço é justamente firmar-se na Web como um centro de referência de garimpo de novos artistas.
      me enche de satisfação saber que estou conseguindo isto junto a uma pessoa tão culta e complexa como você, parte do meu círculo mais íntimo de amigos!!

      abrx fortes,
      Bronx (&)

    • Fico tão feliz quanto o Bronx, e complementando, mais feliz ainda pela minha seleção ter agradado! :))

  2. […] Espaço Imoral: Ricardo Newton e o Realismo Antropológico […]

  3. Nuoossa lindo demais essas gravuras! Estilão “Take on me” do A-ha. Esse eu curti p/ cacete!!!
    PArabens mais uma vez pelo excelente post e descrição sempre pertinente like always!
    Abração

    • hahahah boa essa do A-ha, visto que a arte do cara é tão boa quanto a música!!

      quanto aos elogios ao post, tudo graças a Dri e suas sempre pertinentes e interessantes composições!

      abrx man
      Bronx (7) “desplugo”

    • Eu achei super interessante como a pintura dele parece desenho… é tinta óleo mas lembra lápis de cor, da melhor maneira possível: é despretensiosamente complexo na falta de outra definição melhor.

      Fico feliz que tenha gostado do artista, e obrigada pelos elogios ao texto! 🙂

  4. Gostei da imagem “Beijando na chuva”! A paixão faz com que fatores externos deixem de existir pelo menos por um instante.

    Luz na mente e Paz no coração.

    • fala amigo,

      interessante a perspectiva sua, olhando por este lado a imagen cria até uma nova representativadade e talz rsrs

      abrx fortes,
      Bronx (…)

    • A Beijando na chuva, junto com a Promessas, a Escada e Caminhante noturno são as minhas favoritas. São estranhamente familiares e ainda assim, sob uma perspectiva diferente. Literalmente nos vemos retratados, como se fossem retratos do cotidiano só que pintados.

      Que bom que gostou! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: