A Arte Conceitual de Dave Mckean

Dave McKean (nascido em 29 de dezembro de 1963 em Maidenhead, Inglaterra) é um cultuado ilustrador inglês que tem em seu currículo incursões também na música (pianista de Jazz e fundador da Feral Records) e no cinema (diretor de MirrorMask em 2005 e a arte conceitual de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, por exemplo). 

No Brasil, Dave McKean é conhecido em especial pelas belíssimas capas conceituais das graphic novels Sandman, de Neil Gaiman. Mas além de várias outras HQs ilustradas por Dave, ele também assina várias capas de CD e de livros além de ter publicado diversos livros de ilustração contando suas viagens iconograficamente e livros infantis em parceria com seu amigo Neil Gaiman. 

Sua carreira se iniciou em 1987, depois de ter tentado sem sucesso trabalho como ilustrador no mercado nova iorquino no ano anterior. Nesse momento se estabeleceu uma parceria bem sucedida e duradoura com Neil Gaiman, tendo como trabalho de estréia a capa da Graphic Novel Violent Cases. 

Misturando em perfeita harmonia técnicas variadas como desenho, pintura, fotografia, colagem  digital e escultura, sua arte é totalmente conceitual, simbólica e mítica. Os diversos elementos que compõe a imagem final, possuem em si sentido e funcionam quase como pistas para compreender mensagens ocultas e significados escondidos em suas obras… 

Portfólio: mckean-art.co.uk/ 

Portfólio: mckean-art.co.uk/ 

Livros - Submarino.com.br

13 Respostas to “A Arte Conceitual de Dave Mckean”

  1. […] A Arte Conceitual de Dave Mckean meu post no Espaço Imoral (blog de arte) em […]

  2. Sensacionais a quarta imagem achei show de bola.
    Abraços forte

    • show de bola esta mesmo, porém confesso aqui minha preferência explícita pela 3º em exposição….
      sei lá, gosto pessoal rsrs

      Abrx fortes,
      Bronx (…)

    • Que bom que gostou. Amo a 1, a 2, a 3, a 4, a… bom, já entendeu a história, né? AMO o trabalho do Dave. Há algo nessa sobreposição de imagens e múltiplas técnicas que sempre me encantou!🙂

  3. Olá,

    Achei estranho e feio, porém bem interessante, diferente. Agride um pouco e incomoda. Mas em termos de criatividade ele se supera.

    Aí Dri, bem “lado B”, do geito que nosso amigo gosta, não é? rsrs!!

    Bjinhos!!!

    • Lado B = Lado Bronx hehehe

      tão imoral quanto o que o blog merece e mais deseja!

      bjus Dani

    • Não me pergunte o que é, talvez se eu conseguir me abstrair e olhar com olhos não envolvidos, eu vá concordar que é estranho. E talvez até veja o feio. Mas me deparei com a arte do Dave tem sei lá, uns 19 anos atrás. E ainda me lembro a sensação de fôlego roubado. Fiquei umas boas horas olhando, tentando entender algo que estava escondido e que me dizia: me acha!!!!! Não sei explicar, ele é se não O meu artista favorito, um que está no top 10. E entendo que possa não ser esteticamente bonito, no sentido de captar essa essência remota do que seja universalmente bonito, mas fala comigo, de uma maneira que poucas outras obras falam.🙂
      Talvez eu também tenha um lado B , ou melhor, talvez esse seja o meu lado D.😛

  4. Gostei das ilustrações do Dave! Não sabia que ele participou da produção de Harry Potter, sou fã da série. Entendo quase nada de arte, mas Arte Conceitual eu acho legal por que o foco é o conceito e não a execução em si!

    Luz na mente e Paz no coração.

    • Ele trabalho na arte conceitual do Prisioneiro de Azkaban, que é o filme mais dark da série, e bem a cara dos conceitos desse artista, se você se lembrar do filme.

      O que me soa legal no Dave Mckean é que ao montar imagens com diversos elementos, muitas vezes os elementos se tornam mais importantes que o produto final, são símbolos, idéias e conceitos, muito mais do que uma arte fechada que concorde com os padrões vigentes de estética.

      Fico feliz que tenha gostado!🙂

Deixe uma resposta

