A Obra Irriquieta de Bill Sienkiewicz

Boleslav Felix Robert Sienkiewicz ou Bill Sienkiewicz (se pronuncia sin-KEV-itch) como é conhecido, é um ilustrador americano nascido em 1958 e ganhador de diversos prêmios (Eisner Award, 4 Eagle Award, Inkpot Award, Yellow Kid Award,The Gran Guigiri Award,Kirby Award, March of Dimes Award, Haxtur Award, Alpe de Huiz Award e Adamson Award) por seu trabalho em HQs.

Sua carreira se iniciou na Marvel como ilustrador do Quarteto Fantástico e Cavaleiro da Lua onde, ao imprimir seu estilo gráfico com colagens, inaugurou (e integrou) uma nova era de ‘arte sequencial‘ em histórias em quadrinho. Sua carreira inclui ilustração em incontáveis HQs além de ter sido responsável pela arte promocional de filmes como The Dark Knight, The Grinch, Unforgiven e Resident Evil. Também  ilustrou a biografia de Jimi Hendrix : Voodoo Child: The Legend of Ilustrated Jimi Hendrix; o álbum, The Charity of Night e em 1998 ele publicou o livro infantil, Santa My Life & Times: An Illustrated Autobiography.

O trabalho de Sienkiewicz é inconfundível. Por trabalhar em especial com pintura à óleo, colagem, mimeografia e outras técnicas incomuns nos quadrinhos, seu trabalho embora influenciado por outros nomes, como Dave McKean, Ashley Wood e Kent Williams, possui características tão pessoais que basta um olhar para que se saiba a autoria.

Sienkiewicz tem um estilo que é quase psicótico: múltiplas personalidades aparecem eu um único trabalho (e muitas vezes em um único desenho)  que é em parte caricatura, em parte puro realismo, com clara influência da arte abstrata, com toques de expressionismo e surrealismo e uma pitada de efeitos especiais que simulam movimento e temporalidade, como se a obra estivesse sempre em construção… Incapaz de ser definido por um único estilo, Bill Sienkiewicz transita por todos, e compõe peças que são únicas e complexas.

Portfólio: billsienkiewiczart.com

Livros - Submarino.com.br

9 Respostas to “A Obra Irriquieta de Bill Sienkiewicz”

  1. Já conhecia o trabalho desse cara por alto, via o multiverso do RPG e dos Quadrinhos.

    Psicótico e múltiplo sim.

    Fodão o Artwork 06 com o Supahman. =P

    • Aqui em casa tem umas boas dezenas de revistas ilustradas por ele: cada uma mais psicótica que a outra!🙂

      Inveja eu tenho de um amigo nosso que, entre outras coisas, tem uma Elektra assassina com a dedicatória e assinatura do Bill Sienkiewicz na capa. Legal para colecionar e se a coisa apertar, fazer Ca$h >:P

      Obrigada pela visita e comentário, Davide!🙂

  2. Estilo irreverente e irriquieto.
    Bjos

  3. Gostei mesmo da 07.
    Abraços forte

    • interessante difusão de cores a da mesma, o que acha?! rsrs

      abrx fortes,
      Bronx

    • Olá Príncipe,

      Respondi a um comentário do Bronx em uma das imagens justo que não tenho um preferido. Pra mim, é o conjunto da obra. Todas juntas, e existem milhares de outras que não selecionei pra esse post, definem o artista, em alguém tão inquieto, com um traço que é tão angustiado que é impossível não despertar alguma sensação no espectador.

      Nem todo mundo é fã, até pela temática da maioria de seus desenhos, ou porque causa um certo desconforto (os efeitos de temporalidade e continuidade não estão lá a toa, e despertam certas sensações que nem todo mundo gosta de sentir), etc… Mas difícil achar quem não reconheça o talento.🙂

      Abraços.

  4. […] recentes: # A Obra Irriquieta de Bill Sienkiewicz meu post no Espaço Imoral (blog de arte) em […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s