A nova História das pinturas de Titus Kaphar

O artista contemporâneo Titus Kaphar pinta óleo sobre tela cópias de retratos americanos e europeus dos séculos XVIII e XIV.

Através de uma técnica única de recortes e colagens das suas próprias pinturas, Kaphar, americano, as configura de forma estratégica para criar um diálogo sobre a raça, a arte e a representação das mesmas junto aos observadores. Como resultado final, sua obra consegue ao mesmo tempo ser dotada de extrema beleza relativizada e trava a dança entre a narrativa ficcional e história.

Em primeira instância e para leigos, as obras de Kaphar podem parecer projetos confusos e sem muito nexo, porém aos observadores com senso estético mais agudo, as mesmas mostram-se críticas modernas ao passado da história humana, pelo fato de serem reinventadas pelo olhar cínico do autor, que tenta-nos mostrar a verdadeira história por detrás dos livros, que trata-se de um conglomerado de fatos contados à nós de forma tão dotada de interesses de uma minoria quanto inserida em preconceitos dos mesmos.

Portfólio: tituskaphar.blogspot.com

Portfólio: tituskaphar.blogspot.com

2 Respostas to “A nova História das pinturas de Titus Kaphar”

  1. Muriel Says:

    confesso que não manjo muito de história européia e muito menos americano, mas mesmo assim achei show de bloa a perspectiva das obras de Taylor, super diferentes… rsrsrs

    Parabéns pelo blog Bronx, tava fuçando e tem tanta coisa legal que terei que voltar mais vezes para conseguir ver tudo da forma como pretendo me dedicar rsrsrsrsr

    Abraço fortíssimo colega!

    • Muriel,

      na minha opinião, mais importante que saber de história internacional (embra também tenha seu valor!!), a questão principal das obras do cara é despertar em nós um sentido pessoal qualquer que as mesmas sejam capazes, fazendo isto, acredito que o autor esteja contente com a nossa contemplação sobre as mesmas. Você não acha?!

      E quanto aos seus elogios, só tenho que agradecer, pois me enchem de satisfação e motivação!

      Abrx,

      Bronx…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s