O humor negro das montagens de Oldrich Kulhanek

Preso na década de 70 pelo regime comunista durante os anos áureos da União Soviética pela acusação de pôr em desgraça os representantes políticos daquela ditadura, o tcheco Oldrich Kulhanek sempre foi um artista de obras de caráter crítico que exaltam em fortes impressões suas opiniões sobre os mais diversos assuntos.

Oldrich é desenhista de formação e hoje manipula suas obras digitalmente com o auxílio de seus discípulos familiarizados com as novidades tecnológicas. O trabalho do artista aqui apresentado traz uma foto montagem sobre cédulas dinheiro de diversos países tanto da extinta União Soviética quanto de outros países ocidentais que, atráves da acima mencionada manipulação digital, remetem-nos ao humor negro que é peculiar às obras do tcheco.

Através de diretas relações de políticos à porcos, figuras históricas assemelhadas à palhaços e símbolos de regimes capitalistas e comunistas atrelados à ganância e corrupção, Oldrich e suas obras fazem-nos pensar até que ponto mantemos e seguimos adiante com as farsas  que nos são contadas nos livros de história. História essa com uma excêntrica necessidade de sempre criar heróis e bandidos, enquanto a verdade, por mais relativa que seja, permanece oculta por detrás dessas “fábulas infantis”.

Portfólio: oldrichkulhanek.cz

Portfólio: oldrichkulhanek.cz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s